online tracker

Você Está Lendo

0

Uma dose de ilusão as vezes faz bem.

Leonan Carvalho quarta-feira, agosto 11, 2010 , ,
Ilusões saudáveis.

Claro que não existe ilusões que tragam benefícios licito ao nossa realidade, eu coloquei esse título propositalmente para chamar a atenção apenas.
Ilusão não é só o que você vê.

Um amigo uma vez me contou sobre uma micareta que ele foi lá em Minas Gerais, eu me lembro dele repetindo centenas de vezes: "Nunca vi tanta mulher gata no mesmo lugar em toda minha vida!". Ele estava com o coração em pedaços após ter terminado o namoro que se estendeu do ensino médio até os 2 primeiros períodos da faculdade. No ponto de vista psicológico o emocional dele estava totalmente destruído, tentei sair com ele algumas vezes para conhecermos pessoas interessantes e ele só conseguia destruir tudo lamentando pelo leite que ele não bebeu. Sobre a micareta, ele conseguiu ficar com umas 10 lá(se é verdade eu não sei)...


Todos sabem que nas micaretas o povo quer mais é curtir, ficar com 10, 50, 100 é como acumular pontos na telesena. Esse meu amigo criou uma ilusão de que ele era um pegador nato, que estimulou ele novamente a sair e conhecer pessoas, hoje ele está noivo e deve casar no ano que vem(coitado, criando ilusões de novo... haha brincadeira ;p)

Nesse caso a ilusão que ele criou sobre ele mesmo foi algo bom ou ruim? Uma pessoa que estava amargurada por causa de um coração partido que percebeu que estava vivo e que podia continuar a sonhar, viver, sorrir, se iludir... No caso dele a ilusão funcionou a favor dele.

"A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo  entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes."
Definição da Wikipédia sobre Ilusão

Perigo da Ilusão  

Se comparáramos com algo mais palpável, a ilusão são com máscaras, colocamos as máscaras que nos agradam em coisas que nos colocam medo, insegurança; ocultando aquilo que não queremos ver.
Então usamos essas mascaras para poder sorrir para aquilo que nos faz chorar, sobre as máscaras  formamos uma identidade completa. Por isso não me admiro quando um namoro de 5 anos termina: "Fico com você durante todos esses anos e agora descubro que você não é quem eu imaginava que fosse."
Você gosta de mascarar sua realidade?
Após a descoberta da realidade por trás da ilusão, nos frustramos... É lógico!Nos frustramos com a vida, com as pessoas, com a religião, com o trabalho, com nós mesmos.

"Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"
Jesus Cristo sobre o modo de se curar de uma ilusão.


A ilusão não é um estilo de vida.

100% das pessoas que vivem por ilusões quebram a cara - Fato.
Viver em um mundo de fantasias parece muito bom, você pode criar vários "Eus" para diversas situações, podemos ser o fiel, podemos ser o amante, podemos ser o feliz, podemos ser o amargurado.
O problema ocorre quando você se prende em sua ilusão pensando que se você acreditar muito nisso, isso vai poder se tornar realidade, então assumimos esta visão ilusória e deixamos de compreender ou nos identificar com todas as outras coisas, escolhendo uma vida e deixando de viver todas as outras.


"Por mais sinceros que sejamos e por mais que pareçamos estar sendo nós mesmos radicalmente, é bobagem. Não somos nada e por isso podemos ser tudo, sem neuroses."
Não conheço o autor da frase mas estava no nao2nao1. 

Tenha plena convicção da realidade a qual te cerca, e veja que sua vida é o roteiro de uma super produção que você mesmo escreveria e as ilusões são apenas os efeitos especiais.
Se iluda, mas não via uma ilusão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Tapa no Relógio